terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IMAGENS DE CURITIBA - 11 - PARQUE BARIGUI

O Parque Barigui é o segundo grande parque urbano da capital em antiguidade, mas o primeiro da história recente da cidade.

Ele foi inicialmente criado para o alagamento do rio Barigui que existe até hoje, medida de prevenção de enchentes que deu tão certo, que acabou servindo de exemplo para os demais grandes parques na cidade, todos eles com estrutura parecida.

Hoje, é conside- rado a praia do curitibano. É um lugar sem monu- mentos, sem chafarizes, sem atrativos maiores, é apenas uma área onde as pessoas podem ficar à vontade, tal qual a orla do mar. Nos fins de semana de sol e calor, fica lotadíssimo, as pessoas vão lá andar e correr, levam seus cães ao passeio, usam os pedalinhos e o parque de diversões e as inúmeras canchas esportivas.

À sua volta, existem alguns bares, o museu do automóvel, a torre da Telepar e bairros de belíssima arquite-
tura. Quando eu era criança, todos os grandes eventos de Curitiba eram realizados no galpão de exposições que até hoje existe. Também lembro das churrasqueiras que foram extintas para preservar a área verde.
















É um lugar que os turistas acabam conhecendo pelo seu valor histórico do ponto de vista do urbanismo. É um com exemplo de como ações públicas inteligentes são capazes de gerar qualidade de vida, valorizar os imóveis à volta e preservar a natureza.

CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIAR.

USO LIVRE NA INTERNET, CITADA A FONTE.

2 comentários:

  1. eu achei legal mas não sei se dos tempos antigos e os de hoje no parque barigui

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, não entre aqui como anônimo me chamando de "meu bem", porque isso aqui não é bordel para vir um qualquer se achando no direito de criticar sem mostrar a cara. Em segundo lugar, se não gosta do que escrevi, se não gosta das fotos, se não gosta de mim, se não gosta da história ou, ainda, se não gosta de Curitiba, simples, CAIA FORA e não encha a paciência alheia!

    ResponderExcluir