terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IMAGENS DE CURITIBA - 3 - RUA XV

A Rua XV comentada pelos turistas é o trecho que se inicia nos fundos do prédio da Universidade Federal do Paraná e termina no relógio da Praça Osório, não sem antes mudar de nome para Avenida Luiz Xavier, que é, segundo o modo curitibano de classificar, a menor avenida do mundo, visto que só tem uma quadra. Antes do prédio da UFPR, a rua liga o bairro do Alto da XV, que é onde situa-se a Praça do Expedicionário, que eu já mostrei nessa série de fotos.

Falar da Rua XV de Curitiba é chover no molhado, porque todo mundo já está careca de saber que foi o primeiro calçadão do Brasil, fruto da visão urbanística do ex-governador Jaime Lerner que quando prefeito, organizou o IPPUC e consequentemente, todas as diretrizes de crescimento urbano da cidade, o que mal ou bem funciona até hoje.

Eu resolvi mostrar aqui os prédios mais bonitos da rua e, até por uma questão sentimental, o prédio que considero o mais belo da capital paranaense, sede da minha querida faculdade de direito da UFPR.


RUA XV Esta é a fachada da UFPR, virada para a Praça Santos Andrade e que corresponde ao prédio central, onde funciona a faculdade de direito onde este que vos escreve estudou.

Vitral sobre a porta lateral (rua XV), que identifica que o prédio pertenceu à faculdade de odontologia. Há um vitral como este no prédio central em temas jurídicos, virado para a Rua Presidente Faria, que mostrarei dia desses, com alguns "causos".




Este prédio foi a primeira sede do extinto Banco do Estado do Paraná. Notem o detalhe das grades das janelas dele que ainda hoje é uma agência bancária do grupo que comprou a instituição estatal.



As Lojas Marisa compraram dois prédios antigos para montar uma loja, um deles de tradicionalíssima loja de tecidos, da qual foi mantida a placa (detalhe). Atentem também para o detalhe do vitral do prédio branco.

O segundo prédio mais belo da capital do Paraná, o Palácio Avenida, tão conhecido de tantos Natais. Dia desses, depois de tirar algumas dúvidas, conto a história da "rivalidade" entre os construtores deste prédio, e os do Moreira Garcez, que vou mostrar em outra ocasião.

Encerro a série com o detalhe do antigo relógio da Praça Osório, que está exatamente no local onde termina a Avenida Luiz Xavier e, no conjunto, a Rua XV, ponto turístico de Curitiba.

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário