terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IMAGENS DE CURITIBA - 6 - PARQUE TANGUÁ

Não tem jeito. É eu pegar a câmera e dizer que vou fotografar para o blog o tempo fecha a a garoa começa. Mesmo assim, IMAGENS DE CURITIBA está de volta.

Hoje trago fotos do parque mais bonito da cidade.

Encravado na divisa entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, o parque foi inaugurado na gestão do prefeito Raphael Greca de Macedo (ótimo prefeito, pena que de anos para cá bandeou pro lado do Requião, cuja gestão à frente de Curitiba foi de ruim para desastrosa).

É a área de uma antiga mineradora da família Gava, complexo de extração de pedras do qual também faziam parte os terrenos da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame.

Segundo consta foi doado justamente para virar espaço público.

Na época, Greca era discípulo de Jaime Lerner, de quem herdou o gosto por monumentos bem cuidados e arquitetura inovadora, de modo que o parque conta com um mirante, essa estrutura do fundo dos chafarizes na primeira foto, de onde se pode avistar o lago artificial criado com a vazão do Rio Barigui. Á água do rio é bombeada para o sistema dos chafarizes no alto de um morro e depois devolvida ao rio, por uma lindíssima queda d'água, que fica cintilante nos dias de sol, e pode ser vista de baixo, porque abriram uma passagem na pedra e um mirante inferior dentro da água.

Dentro do mirante, uma pequena cachoeira artificial, um bistrô e uma loja de souvenires.

Vamos às fotos, tirei em formato bem grande, clique sobre elas para ampliar.

A 1ª, uma vista dos chafarizes e do mirante, na entrada no parque.









2ª, foto lateral, para mostrar o complexo de chafarizes. Procurei mostrar os três.

















3ª, a visão do lado contrário ao do mirante.


















4ª, a visão do lago, a partir do mirante.
















5ª, a visão do lago, e do paredão de pedra sobre o qual está o mirante.
















6ª, panorâmica do mirante, e do paredão de pedra.
















7ª, a queda d'água. Não dá a impressão que ela sobe?

2 comentários:

  1. oi sou do rio de janeiro e eu estive ai no parque tangua suas esplicasoes sobre o parque me ajudaram muito pois nao sabia como colocar os nomes do mirante e do chafariz muito obrigado pela sua ajuda vcs estao de parabens pois tudo em curitiba muito lindo bjus

    ResponderExcluir