terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IMAGENS DE CURITIBA - 13 - UNICENP

Na década de 70, o então jovem prefeito Jaime Lerner inventou uma grande avenida que unia a região do Parque Barigüi às áreas habitáveis mais afastadas do centro, como o bairro do Campina do Siqueira e o mais adiante, Tatuquara.

Chamou-a de conectora 5, que anos depois a oposição raivosa disse que unia o nada ao coisa nenhuma. Mas o tempo passou, e o que unia o nada ao coisa nenhuma passou a receber prédios, condomínios e grandes estabelecimentos de comércio, virando a área de crescimento urbano ordenado da cidade.

Hoje interesses mesquinhos de incorporadoras querem que o bairro tenha a horrorosa denominação de "Ecoville". Mas pelo menos para mim, continuará sendo o tradicional Campina do Siqueira, lugar onde, de modo muito inteligente, instalou-se o campus principal da Universidade Positivo.

Um lugar aberto ao público da região, onde em meio a laboratórios e salas de aula, há pista de cooper, lagos, farta arborização e ajardinamento, além de equipamentos destinados a uso exclusivo da comunidade acadêmica, como quadras esportivas. E como uma universidade que se preze tem que agregar cultura e idéias, a instituição construiu neste mesmo local o maior teatro da América Latina, a trabalhar em conjunto com o segundo maior, o Guaíra, que está no centro da capital paranaense.

Estive lá para visitar a Exposição sobre Darwin, e acabei descobrindo mais um lugar sensacional da capital paranaense, digno da visita turística.

A 1ª foto é uma imagem do Campus, vista de quem adentra à ele, passando antes pelo teatro, que está em primeiro plano no complexo, em meio a estacionamentos..














A 2ª, outra imagem do campus, apenas para o leitor perceber a arquitetura moderna em meio ao verde.















Vista do lago.


















As duas fotos que seguem, a fachada e a parte de trás, do grande teatro.














E um casal de faceiros habitantes do local.












PS.:

Todas as fotos são de minha autoria, o uso na internet é livre, citada a fonte.
Clique sobre elas para ampliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário